PIAAC – Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) publicou a 10 de Dezembro 2024 os resultados do Ciclo 2 do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC – Programme for the International Assessment of Adult Competencies). Pela primeira vez, Portugal passará a dispor dos dados deste estudo internacional comparado, que avalia os níveis de proficiência dos adultos entre os 16 e os 65 anos nos domínios da literacia, da numeracia e da capacidade de resolução de problemas. A Coordenação Nacional do PIAAC, com o apoio da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), realizou também nesse dia a apresentação de resultados do PIAAC, nomeadamente, os referentes à população portuguesa.
No âmbito deste estudo, Portugal participou no Inquérito às Competências dos Adultos(2022/23), tendo obtido os seguintes resultados nos três indicadores em análise:
• Na literacia, 42% dos adultos obtiveram pontuação no Nível 1 ou abaixo (média da OCDE: 26%), o que significa que têm baixa proficiência neste domínio. Os adultos situados no Nível 1 compreendem textos curtos e listas organizadas, quando a informação está claramente indicada, conseguem encontrar informação específica e identificar ligações relevantes. As pessoas adultas situadas abaixo do Nível 1 conseguem, no máximo, compreender frases curtas e simples.
• Em numeracia, 40% dos adultos obtiveram resultados iguais ou inferiores ao Nível 1 de proficiência (média da OCDE: 25%). No Nível 1, as pessoas adultas são capazes de fazer cálculos básicos com números inteiros ou dinheiro, compreender o significado das casas decimais e encontrar trechos de informação em tabelas ou gráficos, mas podem ter dificuldades em tarefas que exijam várias etapas (por exemplo, calcular uma proporção). As pessoas abaixo do Nível 1 conseguem adicionar e subtrair números pequenos.
• Na resolução de problemas, 42% dos adultos obtiveram resultados iguais ou inferiores ao Nível 1 de proficiência (média da OCDE: 29%). Os adultos no Nível 1 conseguem resolver problemas simples com poucas variáveis e pouca informação acessória e que não se alteram à medida que se avança para a solução. Têm dificuldade em resolver problemas com várias etapas ou que exijam a monitorização de múltiplas variáveis. Os adultos abaixo do Nível 1 compreendem, no máximo, problemas muito simples, normalmente resolvidos numa única etapa.
Quando se consideram os três domínios em conjunto, 30% dos adultos em Portugal obtiveram pontuações nos dois níveis mais baixos das escalas de proficiência (média da OCDE: 18%).
Perante a evidência dos resultados negativos referentes a Portugal, na sessão de apresentação do estudo foram identificadas algumas variáveis que urge repensar
para que no futuro se encontrem estratégias articuladas e sustentadas, que visem aumentar os níveis de proficiência em literacia, numeracia e capacidade de resolução de problemas, bem como de competências e qualificações da população portuguesa.
Tendo presente a necessidade de repensar a Aprendizagem ao Longo da Vida, foram identificadas as seguintes varáveis que deverão ser equacionadas de forma sistémica e articulada:
• Flexibilizar os sistemas de educação dos adultos,
• Alinhar as competências com os mercados de trabalho,
• Combater as disparidades sociais na educação e na formação.
Todos aos dados nacionais e referente aos outros países que integraram o estudo do PIAAC podem ser consultados
AQUI